Dia de trabalho

Bom, como já havia comentado antes, estou fazendo um trabalho voluntário em um Kindergarten, pela AIESEC Blumenau em parceria com a AIESEC de Jyväskylä.

Hoje comecei cedo… estava mais frio que o normal, em torno de -18… mas, durante o dia a temperatura aumentou ficando em torno de -13. Nevou em alguns momentos do dia, mas não muito…

A rotina do kindergarten é um pouco diferente das escolas que costumava trabalhar, mas, já sinto que estou me adaptando e gostando deste sistema de ensino. De acordo com as minhas leituras, e também com os relatos e conversas informais com as professoras, o Kindergarten (de 1 a 6 anos) não é uma etapa obrigatória para as crianças, ou seja, somente os pais que realmente precisam colocam seus filhos nestas escolas.

Sobre a rotina das crianças, segue-se da seguinte forma: ao chegarem na escola elas podem ficar no espaço em que desejarem, e cada espaço (sala) tem um nome de alguma parte do navio.

Ahn, esqueci de falar, o significado no nome da escola é: “Ilha dos Tesouros”, portanto, todas os kindergartens dessa “rede” são temáticos do mar e dos piratas. Essa rede de kindergartens chama-se Aarresaari-päiväkodit (Treasure Island Kindergartens) e possuem o total de 07 kindergartens na região de Jyväskylä. Vou descobrir bem certinho o nome e seus significados e no próximo post coloco aqui.

Então, o kindergarten que estou é o “Meritähti”, que significa estrela do mar. Este kindergarten possue em torno de 47 crianças com idades entre 01 e 06 anos.

Com, continuando, as crianças chegam e não ficam separadas por grupos de idades e etc, eles simplesmente brincam na sala que desejarem. Percebo que é muito forte a confiança das professoras nas crianças, e elas, possuem uma autonomia e independência incrível! E isso inclui as 4 crianças de apenas 1 ano e meio.

Em alguns momentos do dia as crianças ficam separadas por grupos com os seguintes nomes: Golden coins (que na realidade, na tradução literal da palavra seria mais uma pepita de ouro), Sapphire, Diamonds and Ruby. 

Neste momentos em que ficam separados em seus grupos, as crianças colocam suas roupas para o frio e saímos para brincar no parque ou na floresta ao lado. As professoras sempre propõem jogos e brincadeiras com bastante movimento, para evitar o frio e ficarem quentinhos o tempo todo.

Na entrada do kindergarten as crianças tem um espaço para se trocarem e guardar suas roupas de frio, e elas parecem de verdade uns “esquimós” com aquelas roupas! hahahahaha tão lindos!

Tem sido um pouco difícil para me adaptar em relação a língua, apesar de tentar aprender algumas palavras para ter uma comunicação melhor com as crianças. Mas é tão difícil, que de uma hora para outra esqueço como dizia tal palavra. But, anyway, I’ll get used to it…

Aprendi algumas palavras como: kakku (cake), mansikka (morango), kissa (cat) e koira (dog). 

Tem um menina de 6 anos, Pinja (é o nome dela, lê-se Pinia) que fala comigo o tempo inteiro em finlandês, e ela entende as coisas que eu digo em inglês. Essas palavras aprendi com ela… =)

 

Bom, por hoje é isso pessoal… Segue algumas fotos de ontem e de hoje… Foi um dia maravilhoso… e todos aqui estão felizes pela vinda do sol, pois estavam dois meses sem vê-lo… Acho mesmo que quem trouxe o sol fui eu! hahahahaha

 

Imagem

 

PS: no próximo post posto somente as fotos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s