Um pouco de história finlandesa

Este post havia escrito na semana passada, mas fiquei sem tempo de terminar. É sobre o meu dia off, em que pude fazer algumas coisas para minha pesquisa, mas também conhecer mais a cidade de Jyväskyla. Quinta-feira tive duas entrevistas, uma de manhã, com um aluna da universidade, e outra de tarde com uma professora da universidade também. Portanto, eu tive um tempinho livre entre as duas entrevistas. Porque a casa da minha host family é muito longe do centro para ir e vir. Decidi ficar, e fiz bem.

Aproveitei esse intervalo de quase 4 horas para andar pela cidade de Jvyäskylä, observar as pessoas, a arquitetura e conhecer um pouco mais deste lugar! Bom, minha primeira parada foi a Igreja principal da cidade. Esta igreja foi construída no ano de 1880, com tijolos vermelhos foi desenhada pelo arquiteto L. I. Lindqvist. Este arquiteto desenhou também um prisão na cidade de Oulu (aqui na Finlândia) no ano de 1882. O estilo desta igreja representa um modelo de seus dias em que foi construída, com características românicas e góticas.

No altar da igreja, a primeira imagem colocada foi pintada pelo artista Eero Järnefelt (da cidade de Viipuri – Finlândia 1863-1937), mas a paróquia não aceitou e decidiu devolvê-la ao artista. Portanto, a imagem atual na igreja foi pintada pelos artistas Nina e Frederik Ahlstedt em 1901. Que significa uma passagem da bíblia em que Jesus está abençoando as crianças.

Segue fotos:

IMG_0175 IMG_0156 IMG_0151 IMG_0153 IMG_0171 IMG_0167 IMG_0166 IMG_0161

Depois desse passeio pela igreja da cidade, andei pelo parque e tirei algumas fotos também, de algumas estátuas. Como havia comigo um folderzinho, soube na hora o que significavam.

Achei mais importante trazer aqui a foto da estátua de Minna Canth. Ela foi uma importante escritora e ativista social finlandesa.

 IMG_0180

Em frente a praça da igreja, tem essa construção antiga, conhecida como City Hall. Quando a cidade de Jyväskylä foi criada em 1837, arquiteto Carl Ludvig Engel incluiu uma prefeitura no plano de cidade, ao lado da praça central.

IMG_0178

Na foto abaixo está o prédio de informações turísticas. Não encontrei nada sobre a história deste lugar, mas a arquitetura é simplesmente um mimo. Assim que descobrir conto a vocês!

IMG_0185

Jyväskylä é a Cidade de Luz da Finlândia, com mais de 80 instalações de iluminação. Não vi todos ainda é claro… mas a igreja, por exemplo, fica maravilhosa de noite. Olha só que legal o Compasso (lugar conhecido por ser referência em encontros. Se você deseja encontrar-se com alguém, vá para o compasso).

DSCF5124

Bom, por hoje é isso. Amanhã mais um dia de trabalho. Se algo interessante acontecer, corro aqui pra contar pra vocês! =) Beijos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s